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Pesquisas Concluídas

Adriana Cunha Padilha. O trabalho do professor de Educação Especial: considerações sobre a profissionalização docente. 2012. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

______. Projeto Político- Pedagógico e Educação Especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional em Campinas/SP. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientadora: Vera Lúcia de Carvalho Machado. 

Aline Dozzi Tezza Loureiro. A História da Educação Especial no município de Porto Ferreira. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

Amanda Silva Aragão. O Ensino de Química para alunos cegos: os desafios do Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

Ana Carolina Macalli. A Educação Especial no município de Boa Esperança do Sul/ SP: uma análise das matrículas de alunos com deficiência no ensino regular. 2013. TCC (Licenciatura em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes. Estudos e Observações sobre Vivências Docentes da Educação de Jovens e Adultos no processo de inclusão escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Nilda de Oliveira Benites.

______. A escolarização da pessoa com deficiência nas comunidades ribeirinhas da Amazônia Paraense. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Anaí Cristina da Luz Stelmachuk. Atuação de Profissionais da Educação na Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual. 2011. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento), Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Marcos José da Silveira Mazzotta.

______. Avaliação pedagógica e deficiência intelectual: formação de profissionais da rede pública. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

Camila Yukari Kawamura. A Educação Especial no município de São Carlos: análise das matrículas de alunos com deficiência da educação básica na cidade e no campo. 2013. TCC (Licenciatura em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Caroline Veloso da Silva. O Trabalho Pedagógico no Ensino de Espanhol para alunos com Deficiência Visual: um estudo na perspectiva histórico-cultural. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Cássia Cristiane de Freitas Alves. Uso de recursos da informática na educação de escolares deficientes visuais: conhecimentos, opiniões e práticas de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas), Faculdade de Ciências Médicas. Orientadora: Keila Miriam Monteiro de Carvalho.

Deise de Sales Rustichelli. O Desafio de Educar na Diversidade- O Papel do Supervisor e as Salas de Recursos. 2012. TCC (Especialização em Gestão da Rede Pública), Universidade de São Paulo. Orientadora: Lara Libôni.

______. A Supervisão de Ensino: Atuação na Educação Especial. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Érika Soares de Melo. Ações colaborativas em contexto escolar: desafios e possibilidades do ensino de química para alunos com deficiência visual. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Heulália Charalo Rafante. Helena Antipoff, as Sociedades Pestalozzi e a Educação Especial no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes.

_____. Helena Antipoff e o ensino na capital mineira: a Fazenda do Rosário e a educação pelo trabalho dos meninos “excepcionais” de 1940 a 1948. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Roseli Esquerdo Lopes. 

João Henrique da Silva. Formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado em escolas indígenas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Marilda Moraes Garcia Bruno.

______. Federação Nacional das APAES, hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

Juliana Vechetti Mantovani. Formação de Professores para a escola inclusiva: contribuições da Terapia Ocupacional ao aluno com deficiência física. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.  Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

______. A escolarização do aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Katia Regina Moreno Caiado. Lembranças da escola: histórias de vida de alunos deficientes visuais. 2002. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo. Orientadora: Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel.

Lígia Maria Nogueira Oliveira. Trabalho pedagógico na educação especial: o professor de sala de recursos e sua implicação na escolarização dos alunos com baixa visão2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

______. Revistas de educação e ensino. São Paulo: 1892 1944. 2006. TCC (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Roberto da Silva Monarcha.

Lourdes do Nascimento Duarte. Alunos com necessidades educacionais especiais no contexto de uma escola localizada na zona rural. 2014. Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso-TCC (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

______. Conferências Nacionais dos Direitos das Pessoas com Deficiências 2006, 2008 e 2012: Educação em Debate. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação/Sorocaba), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Kátia Regina Moreno Caiado. 

Luis Alfredo Chambal. A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com deficiência em Moçambique. 2012. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno.

______. Os Processos de Escolarização dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais em Moçambique. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fundação Ford.  Orientador: Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno.

Maria Amélia Teixeira Blanco. Análise epistemológica das teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar: 2010-2014. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado. 

Maria Edith Romano Siems Marcondes. Educação Especial em Roraima: História, Política e Memória. 2013. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

______. A construção da identidade profissional do professor da Educação Especial em tempos de educação inclusiva. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Pacheco Marques.

Marily Oliveira Barbosa. Atividade docente em Sala de Recursos Multifuncionais para educandos com Transtorno do Espectro Autista2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Neiza de Lourdes Frederico Fumes.

Michele Aparecida de Sá. O escolar indígena com deficiência visual na região da grande Dourados, MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Marilda Moraes Garcia Bruno.

______. Educação especial nas escolas indígenas do estado de São Paulo: desafios e possibilidades para educação de alunos indígenas com deficiência. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Miriam Elena Almeida. Jovens e adultos matriculados em escola especial para pessoas com deficiência intelectual: escolarização em debate. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação/Sorocaba), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Natalia Neves Macedo Deimling. Formação de Professores para a Educação Inclusiva nos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Paulistas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

______. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência: possibilidades, limites e desafios para o desenvolvimento profissional docente. 2014. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali.

Patrícia Lopes Ramos Públio. Política de Educação Especial no município de Sorocaba, SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Rosangela Aparecida Silva da Cruz. Ensino médio no estado de São Paulo: desafios na escolarização de alunos com deficiência. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Rosimeire Maria Orlando. A inclusão escolar de crianças deficientes e a prática docente. 2005. Tese (Doutorado em Educação Escolar), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Alda Junqueira Marin.

Rute Terezinha Gaido Telles. Atendimento Educacional Especializado: protagonista da educação especial na perspectiva inclusiva. 2011. TCC (Especialização em Atendimento Educacional Especializado), Universidade Federal do Ceará. Orientador: Ana Maria Faccioli de Camargo.

Taís Buch Pastoriza. Ensino de geografia para alunos com cegueira no Ensino Fundamental I: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba-SP. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves. Escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos indicadores educacionais Brasileiros (2007-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Silvia Márcia Ferreira Meletti.

______. Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em assentamentos paulistas: Experiências do PRONERA. 2014. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Katia Regina Moreno Caiado.

Teresa Cristina Leança Soares. Educação de surdos: anotações de uma professora surda. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Sorocaba. Orientadora: Eliete Jussara Nogueira.

Tiarles Mirlei Piaia. A escola de educação básica na modalidade educação especial no contexto da política de educação especial do Estado do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Orientador: Dra Elisabeth Rossetto.