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Macroprojetos de Pesquisa em Andamento

2016 – Atual -  Educação e deficiência na voz de quem vive essa tramaTrajetórias de vida de pessoas com deficiência que cursam o ensino superior. 

Descrição: Historicamente o conceito de deficiência é sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade. As práticas sociais foram pautadas pela caridade e filantropia. O estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa, permanentemente, provar suas potencialidades. Com certeza o longo percurso entre o início na educação básica à conclusão da graduação tem marcas de muita luta e superação. Como foi este aprendizado? A pesquisa tem como procedimento metodológico as memórias de história de vida produzidas a partir de entrevistas temáticas. Os objetivos do estudo são: 1. Conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. Estudar as experiências de vida que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência da educação básica à educação superior; 3. Refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto condição de incapacidade e fracasso escolar. A análise dos dados compreende três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos deficientes no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acessibilidade no ensino superior; 3. Conhecer a singularidade de sujeitos que historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas de pessoas com deficiência; 5. Socializar os resultados parciais e finais em congressos e periódicos da área.
Integrantes: Katia Regina Moreno Caiado - Coordenador / Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves / Maria Edith Romano Siems-Marcondes / Ana Paula Fernandes 

 

2016 – Atual - O Trabalho Docente com Alunos com Paralisia Cerebral e Autismo por meio da Acessibilidade Comunicacional 

Descrição: Este projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Amazônia (GEPEEAm), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no Pará, e objetiva analisar o trabalho docente com alunos com paralisia cerebral e autismo por meio da acessibilidade comunicacional. O problema de pesquisa é: como viabilizar a escolarização, autonomia e a cidadania aos alunos com paralisia cerebral e autismo por meio da acessibilidade comunicacional? 
Integrantes: Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes - Coordenador / Alexandre Santos Fernandes / Brenda Larissa Braga / Iranildo da Silva Oliveira / Paula Rosália da Silva Oliveira - / Patrícia Oliveira / Sthefany Power Monteiro Cunha / Katia do Socorro Carvalho Lima  


2015 – Atual -  Histórias de vida de brasileiros e moçambicanos com deficiência que ingressaram no ensino superior: análise das trajetórias escolares em tempos de Educação Inclusiva 
Integrantes: Katia Regina Moreno Caiado - Coordenador / Heulália Charalo Rafante / Luis Alfredo Chambal 


2015 – Atual -  Direito à Educação Especial na contemporaneidade: desafios de uma área diversa e complexa  

Descrição: Analisar o campo diverso e complexo da educação especial na contemporaneidade, problematizando o direito das pessoas com deficiência a uma vida digna e plena. O referencial teórico-metodológico é a Pedagogia Histórico-Crítica e seus fundamentos. Os procedimentos metodológicos contemplam dados de: entrevistas, questionários, análise de documentos, observação, registro de campo, bancos oficiais de dados quantitativos. Os resultados esperados são: investigar temas de relevância científica e social; formar professores e profissionais do ensino; subsidiar políticas públicas na área. 
Integrantes: Katia Regina Moreno Caiado - Coordenador / João Henrique da Silva / Anaí Cristina da Luz Stelmachuk / Patrícia Lopes Ramos Publio / Miriam Elena Cesar Almeida / Lígia Maria Nogueira Oliveira / Joyce Fernanda Guilanda de Amorim / Laureen Lopes Camargo / Lourdes do Nascimento Duarte / Marcelo Messias Rondon / Maria Amélia Teixeira Blanco / Marily Oliveira Barbosa / Mércia Santana Mathias. 
Financiador(es): CNPq, CAPES   


2015 – Atual - Promoção da leitura: criação de software voltado para o desenvolvimento da habilidade de leitura em escolares 

Descrição: o objetivo geral desse estudo será verificar como a leitura se modifica juntamente com o desenvolvimento da escolaridade e a partir deste parâmetro, criar um software que promova o desenvolvimento da fluência em leitura, testando a sua efetividade. Pretende-se coletar a leitura de 25 escolares de cada série do ensino fundamental a partir do 2° ano (amostra final de 200 escolares), de 25 jovens adultos leitores proficientes e de 25 escolares com alteração no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia do estudo consiste em gravação da leitura de um texto lido em voz alta. Os dados obtidos da leitura serão analisados acusticamente. A partir da observação da evolução dos padrões de leitura da população estudada, tanto dos jovens, quanto dos adultos e da população com transtornos de aprendizagem, será elaborado um software para a estimulação da fluência em leitura. O programa criado será testado na população de jovens estudantes do ensino fundamental. Serão realizadas avaliações pré e pós período de utilização dos jogos como ferramenta de estimulação pedagógica da leitura. Pretende-se propor, a partir deste estudo, estratégias inovadoras de estimulação da leitura com aplicação em ambientes educacionais e também terapêuticos. 
Integrantes: Michele Aparecida de Sá / Luciana Mendonça Alves - Coordenador.   


2015 – Atual - Educação Especial no estado de São Paulo: Trajetórias escolares de alunos com deficiência 

Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar a trajetória escolar e a organização da Educação Especial para o aluno com deficiência no estado de São Paulo, no período de 2007 a 2014. Trata-se de um estudo descritivo, sendo que serão adotados procedimentos metodológicos fundamentados na abordagem de estudo documental. A trajetória escolar será realizada através de análise dos Microdados do Censo Escolar, disponibilizados pelo INEP referentes às matrículas dos alunos com deficiência. Para compreensão da organização da Educação Especial será realizado levantamento de documentos norteadores dos serviços destinados a esta população, tais como leis, decretos e resoluções federal, estadual e municipais. Os dados censitários estatísticos serão analisados quantitativamente e os documentos normativos de forma qualitativa. Espera-se que esse estudo possa contribuir para discussões no meio acadêmico sobre a realidade educacional enfrentada pelos alunos com deficiência no estado de São Paulo e contribuir para a formulação de programas e/ou políticas que visem a efetivação da permanência e sucesso escolar deste alunado. 
Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador / Ana Carolina Macalli. 


2015 - EDUCAÇÃO ESPECIAL, POLÍTICAS E CONTEXTOS: análise de configurações, de indicadores e de tendências em diferentes cenários

Descrição: Objetiva cartografar a Educação Especial em municípios brasileiros, situados no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, considerando os contextos e as políticas educacionais locais, os índices educacionais, os dados relativos à escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e a organização/ gestão da Educação Especial nas redes municípios/estaduais envolvidas no estudo. Concomitantemente, se propõe promover a comparação dessa realidade com municípios/regiões do México, Moçambique e Itália, buscando identificar articulações/aproximações e compreender diferentes aspectos dos processos, concepções e políticas relativas à educabilidade das pessoas público-alvo da Educação Especial em diferentes sociedades.
Integrantes: Katia Regina Moreno Caiado - Integrante / Denise Meyrelles de Jesus - Coordenador / Claudio Roberto Baptista - Integrante.
Financiador(es): CNPq 


2014 – Atual - ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIORda análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão (OBEDUC/CAPES/INEP Edital no. 49/2012)

Descrição:  Trata-se de projeto de pesquisa em rede aprovado pela CAPES, no Edital Observatório em Educação (OBEDUC), que tem como foco discutir as políticas públicas e as condições de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior. O projeto está sendo desenvolvido pela FFC/Unesp-Marília - proponente e sede, em colaboração a UFSC-SC e UFSCar-SP, constituídas como Núcleos de desenvolvimento de pesquisa. A participação de Rosimeire Orlando no projeto compreende a(s) orientações de 1 bolsa na modalidade de iniciação científica, responsável(is) pelo(s) subprojeto(s): Formação de professores como referencial para a acessibilidade escolar: Licenciaturas em foco. E outro sem bolsa: A inclusão escolar e as licenciaturas na UFSCAR: análise de matrizes e ementas curriculares.
Integrantes: Rosimeire Maria Orlando / Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins - Coordenador / entre outros. 


2014 – Atual - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: Um retrato da prática pedagógica

Descrição:  A presente investigação tem como objetivo central: Conhecer a prática pedagógica, sobretudo as metodologias utilizadas por professores alfabetizadores com alunos incluídos em sua sala de aula comum e compreender as mudanças, rupturas e permanências em sua prática identificando razões destas mudanças. Com abordagem de cunho qualitativa, optou-se por privilegiar os instrumentos de observação, entrevista e análise documental, e análise do material coletado a partir de eixos temáticos pré-estabelecidos.
Integrantes: Rosimeire Maria Orlando - Coordenador. 


2013 – Atual - A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 E SUAS REIVINDICAÇÕES NA ÁREA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Descrição: Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes primárias e estudos bibliográficos, sobre a organização política das pessoas com deficiência no Brasil, nas décadas de 1970 e 1980, e suas reivindicações no campo educacional. Espera com esta pesquisa analisar o significado da Coalizão na luta pelo direito à educação das pessoas com deficiência no Brasil.
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / Joyce Fernanda Guilanda de Amorim / Lourdes Duarte.
Financiador(es): CAPES 


2013 – Atual - O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: um olhar a partir da história de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Descrição:  Esse estudo analisa a história de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), situada num município brasileiro, que, atualmente, atende pessoas de 0 a 50 anos, oferecendo diferentes tipos de serviços.
Integrantes: Heulália Charalo Rafante - Coordenador / Lenaye Valvassori Silva / Isabelle Karolline Chaves de Oliveira.
Financiador(es): CAPES 


2013 – Atual - EDUCANVISA

Descrição: Conscientizar as escolas de educação básica do município de Campinas SP em relação ao consumo adequado de produtos sujeitos à vigilância sanitária. Assim, a interface educação‐saúde, resultante de um trabalho conjunto dos profissionais dessas áreas, representa uma ação de grande potencial para promover relações saudáveis de consumo de medicamentos, alimentos e de outros produtos.
Integrantes: Adriana Cunha Padilha - Coordenador / Márcia Micuci Beltramelli.