Você está aqui: Página Inicial / Notícias / UFSCar recebe visita da Secadi/MEC e planeja ações na área de acessibilidade para os próximos anos

No dia 29 de fevereiro de 2016, o Núcleo de Acessibilidade da UFSCar, o Incluir, recebeu visita técnica da consultora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) Rosângela Morello.

Vinculado ao Núcleo de Extensão UFSCar Cidadania e sediado no Campus São Carlos, o Incluir se configura como um espaço de referência na eliminação de barreiras pedagógicas, de comunicação e atitudinais em relação às pessoas em geral. Entre seus objetivos está o apoio às ações de Educação Especial na Universidade, por meio de um conjunto de propostas, como suporte aos estudantes com necessidades especiais, com apoio acadêmico para o acesso e a permanência na Universidade.

Além disso, atua na sensibilização da comunidade universitária para a garantia de direitos à Educação a todos e articula ações com os demais programas e unidades da Universidade.

Durante a visita, a consultora foi recebida pelo Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e reuniu- se com pró-reitores e representantes de setores diretamente envolvidos em ações de promoção da acessibilidade – o Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF), a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e a Secretaria Geral de Informática (SIn). Estiveram presentes também ao longo da visita a Coordenadora do Núcleo, Rosimeire Maria Orlando [NEPEDE-EEs-São Carlos], e a Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, Maria Waldenez de Oliveira.

A representante da Secadi conheceu diferentes espaços da Universidade, as principais ações do Incluir e os desafios enfrentados para a ampliação dessas ações. "Estabelecemos um diálogo muito importante com a representante da Secadi, que reafirmou o compromisso da Secretaria em ser parceira da Universidade na construção de iniciativas de inclusão. Recebemos uma série de orientações nesse sentido, com foco em projetos pedagógicos que contemplem, de fato, a acessibilidade atitudinal. Foi bastante produtivo, pois já trabalhamos nesse sentido de oferecer oportunidades para que as licenciaturas contemplem mais conteúdos da Educação Especial, formando professores com fundamentação teórica para trabalhar com diferentes alunos. Na UFSCar, são desenvolvidas diversas pesquisas com esse foco, e pudemos debater pontos importantes para que possamos avançar ainda mais, e nos aproximarmos da Secadi", afirma Orlando.

Saiba mais sobre o Núcleo Incluir, recentemente incorporado à nova Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, no Blog da Reitoria. O contato com o Incluir pode ser feito pelo e-mail nucleoacessibilidade@ufscar.br.

Fonte: http://www.blogdareitoria.ufscar.br/wp-content/uploads/Boletim-da-Reitoria-3-3-2016.pdf