Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Comissão de Acessibilidade e NEPEDE-EEs realizam curso de extensão na área da deficiência

Fotografia: Maria A de Lourdes Mariano

Cada vez mais, as pessoas com deficiência se organizam na luta pelos seus direitos e avançam na participação social. Porém, o longo período histórico de marginalização, abandono e caridade explicam o inexpressivo número de matrículas do público alvo da educação especial no ensino superior. As pessoas com deficiência no Brasil estão dentre as camadas sociais mais vulneráveis, dada a cruel desigualdade social que caracteriza o país.

Atualmente, as matrículas de alunos com deficiência aumentam em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. O Programa de Educação Especial: Direito à Educação e a Comissão de Acessibilidade do Campus Sorocaba, compromissados com esse movimento, organizou o presente curso intitulado de DIÁLOGOS NA UNIVERSIDADE SOBRE A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

O curso de extensão proposto abre o campus Sorocaba para que adultos com deficiência, professores da educação básica e do ensino superior, alunos da graduação e da pós-graduação possam, num mesmo espaço, estudar, dialogar, conviver. Com certeza essa experiência tem um forte potencial para a formação humana e profissional de todos os participantes.

O objetivos do curso são:

• Oferecer vivências entre as pessoas com deficiência e professores e alunos da universidade.
  • Possibilitar a troca de experiências na área educação e formação humana.
  • Refletir sobre as condições educacionais da pessoa com deficiência.

Os conteúdos do curso abordam:

1. Universidade: conhecendo o campus
  2. Movimentos sociais da pessoa com deficiência
  3. Educação Especial: trajetórias, políticas e práticas pedagógicas
  4. Acessibilidade metodológica: recursos e serviços para o ensino- aprendizagem
  5. Fontes de pesquisa: a produção do conhecimento

O curso foi iniciado no dia 29 de setembro e encerra no dia 08 de dezembro de 2016. São 10 encontros semanais.