Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2ª PASSEATA Movimento Livre Independente: trajetória e reivindicações

2ª PASSEATA Movimento Livre Independente: trajetória e reivindicações

2ª passeata Movimento Livre Independente (MLI) será realizada no próximo sábado, dia 19 do ano de 2015, tendo presente a comemoração política do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência. A organização do protesto iniciará às 09h na Praça 9 de Julho, Sorocaba-SP. Pretende encerrar as atividades às 12h, na Praça Cel. Fernando Prestes.

O Movimento Livre Independente tem como organizadores: Magno Donizetti de Oliveira, Eduardo Almeida e Eduardo Hoffart. Um dos organizadores, Magno Oliveira, nos relatou que o movimento surgiu da ideia de 3 amigos que lutavam separados pelos mesmos ideais. Após um ano de desencontros decidiram unir as forças para fazer uma manifestação pacífica pelo direito à inclusão ao trabalho e à educação, além da reivindicação pela acessibilidade ao transporte, nas calçadas e vias públicas, prédios em geral, ao lazer (esporte adaptado e cultura) e nos sistema de saúde. Criou-se, então, o Movimento Livre Independente. Realizaram a sua 1ª Passeata no dia 19 de setembro de 2014, em Sorocaba-SP.

De acordo com os organizadores, a denominação MLI deve-se as seguintes características: MOVIMENTO porque sempre está em rotação e na luta contínua pelo direito das pessoas com deficiência; LIVRE porque não apoia nenhum partido politico, ou seja, apartidário; INDEPENDENTE porque não precisa da prefeitura para se organizar, trata-se de iniciativa individual e social surgida diante da violação dos direitos.

A iniciativa deu certo! A primeira batalha foi vencida, por meio da revogação do parágrafo único do artigo 1º do Decreto Municipal 21.124/2014 da cidade de Sorocaba, que proibia as pessoas com deficiência utilizar gratuitamente os dois meios de transportes adaptados da cidade, o especial e o urbano. O especial requer agendamento e possui poucos carros, o que gera uma lista de espera extensa e demora na prestação do serviço. O urbano diz respeito ao transporte regular (Urbes) que permite a livre locomoção dentro da cidade. Até, agora, eles tinham que pagar o valor integral para usar o transporte da Urbes.

Desse modo, os organizadores procuraram tratar da violação do direito ao transporte e à livre locomoção com alguns vereadores. Um deles acampou um projeto que revogasse o referido artigo do decreto municipal. Fato que ocorreu neste mês de setembro, um ano após a primeira passeata que manifestou sua indignação.

A segunda passeata retoma o tema da ACESSIBILIDADE, uma vez que ela contempla diferentes DIMENSÕES, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. É necessário reivindicar que essas dimensões estejam presentes em várias instituições, públicas ou privadas.

Cumpre considerar que os organizadores da passeata tiveram presente na primeira reunião semestral do NEPEDE-EEs, no dia 21 de agosto, para discutir a colaboração. O grupo apoia e participará do protesto. Entende que são legítimas as reivindicações e também necessárias as pressões constantes para a efetividade dos direitos.

Enfim, Magno, Maurício e Eduardo, entre outros companheiros de luta, continuam à luta em prol dos DIREITOS das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Por isso, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE VOCÊS NA PASSEATA DESTE SÁBADO, DIA 19!

Contato: Movimento Livre Independente

E-mail: magnovh5150@gmail.com

Tel.: (15) 981-311-414