Linhas de Pesquisa
O "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial" é formado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e do Programa de Pós Graduação em Educação (Campus Sorocaba) e seus orientandos, ambos da Universidade Federal de São Carlos.
Além de professores da rede pública de ensino. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na graduação e pós-graduação.
A temática central de estudo é o direito à educação das pessoas com deficiência, com foco na escola. As pesquisas do grupo versam sobre: direito à educação, formação de professores, produção do conhecimento, políticas de educação, interface com a educação do campo e práticas pedagógicas em diferentes etapas, níveis e modalidades da educação.
Desde 2014 há atividades de colaboração internacional com Moçambique, pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e Universidade Pedagógica.
Educação Especial e Educação do Campo
Objetivo: Pesquisar sobre a educação especial em escolas do campo: formação do professor, práticas pedagógicas, políticas públicas.
Formação de professores e práticas pedagógicas
Objetivo: Analisar as políticas educacionais voltadas para a formação de professores para diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, bem como estudar os processos educacionais em escolas regulares e instituições especializadas.
Políticas e práticas institucionais
Objetivo: Estudo das proposições de atendimento à população com necessidades educacionais especiais, em especial aos alunos com deficiência na Educação Básica, nos serviços públicos de educação, saúde e assistência.
Produção científica e formação de recursos humanos em Educação Especial
Objetivo: Esta linha empreende esforços de meta-análise do conhecimento produzido em Educação Especial no país e do próprio processo de formação de recursos humanos nesta área.
Surdez e Bilinguismo
Objetivo: Pesquisar as condições educacionais e linguísticas para os surdos.
Teorias e Fundamentos da Educação
Objetivo: Promover reflexões e construir condições para a produção de conhecimentos sobre o fenômeno educativo escolar, em diferentes níveis e modalidades de ensino, e não escolar, com vistas a identificar seus princípios, finalidades, métodos, contradições, limites e possibilidades, em permanente diálogo com as ciências da educação.
Instituições Parceiras
NEPEDE-EEs/UFSCar-São Carlos (link externo)
Líder: Profa. Dra. Romeire Maria Orlando
Universidade Federal do Ceará (UFC)- Faculdade de Educação (link externo)
Líder: Profa. Dra. Heulalia C. Rafante
NEPEDE-EEs/UFRR - Boa Vista, Roraima (link externo)
Líder: Profa. Dra. Maria Edith R. Siems-Marcondes
NEPEDE-EEs/UNOPAR- KROTON- Londrina, Paraná (link externo)
Líder: Profa. Dra. Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
UEPA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial na Amazônia - GEPEEAm (link externo)
Líder: Profa. Dra. Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
IFES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Deficiência Visual e cão-guia (link externo)
Líderes: Prof. Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo / Cláudia Castro de Carvalho Nascimento
Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano - República Popular de Moçambique (link externo)
Responsável: Prof. Dr. Luís Alfredo Chambal