Você está aqui: Página Inicial / Publicações / Artigos

Artigos

RAIOL, J.J.M.; ORLANDO, R. M.; THOMAZINI, E. COVID-19 e a invisibilização da pessoa com deficiência: as formas de divulgação de informação de site oficial. Revista Comunicações. v.28, p.1-14, 2021.

ALMEIDA, D. L.; ORLANDO, R.M. Inclusão Escolar e matrículas de alunos com deficiência nas escolas públicas estaduais: análise em um município paulista. Comunicações (UNIMEP), v. 22, p. 239-254, 2015.

ALVES, Cássia Cristiane de Freitas; MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins; RABELLO, Suzana; GASPARETTO, Maria Elizabete Rodrigues Freire; CARVALHO, Keila Miriam Monteiro de. Assistive technology applied to education of students with visual impairmentRevista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa), v. 26, p. 148-52, 2009. 

ALVES, Cássia Cristiane de Freitas; RABELLO, Suzana; CARVALHO, Keila Miriam Monteiro de; MONTEIROGelse Beatriz Martins; GASPARETTO, Maria Elizabete Rodrigues Freire. Baixa Visão e Inclusão Educacional: percepção de escolares. Temas sobre Desenvolvimento, Depoimentos, v. 13, n.73, p. 47-49, 2004. 

ALVES, Cássia Cristiane de Freitas; RABELLO, Suzana; MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins; GASPARETTO, Maria Elizabete Rodrigues Freire; CARVALHO, Keila Miriam Monteiro de. Avaliação Oftalmológica e educacional em escolares com baixa visão. Temas sobre Desenvolvimento,  v. 13, n.75, p. 27-31, 2004. 

ALVES, Cássia Cristiane de Freitas; CARVALHO, Keila Miriam Monteiro de; KIMOTO, Eliane Midori; GASPARETTO, Maria Elizabete Rodrigues Freire. Avaliação e conduta em escolares portadores de visão subnormal atendidos em sala de recursosArquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 65, p. 445-449, 2002. 

BARBOSA, M. O.; SANTOS, A. R.; MERCADO, L. P. L. Webgincana como estratégia de ensino aprendizagem no ensino superiorRevista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 14, p. 339-351, 2014. 

BARBOSA, M. O.; FUMES, N. L. F.; MELO JÚNIOR, A. L. de. Acessibilidade e inclusão nos contextos do ensino superiorCamine: Caminhos da Educação, v. 4, p. 1-11, 2012. 

BARBOSA, Marlily O.; DUARTE, L. N. Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas.  Comunicações, v. 23, p. 351-368, 2016.

BLANCO, Maria Amélia Teixeira; ORLANDO, R. M. A Pesquisa em Educação Especial na ANPEd: uma análise epistemológica dos artigos do GT 15 (2008-2012). Comunicações (UNIMEP), 2015. 

BRITO, J.; ORLANDO, R.M. Resenha: Práticas pedagógicas para a inclusão e a diversidade. Revista Educação Especial (Online), v. 28, p. 241-244, 2015.

DIAS, P. et al. Reinserção da pessoa com cegueira adquirida no sistema escolar. Comunicações (UNIMEP), v. 23, p. 7-20, 2016.

CABRAL, L. S. A.; POSTALLI, L. M. M.; ORLANDO, R.M.; GONCALVES, A. G. Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, p. 390-401, 2014. 

CAIADO, Katia Regina Moreno; GONCALVES, T. G. G. L. ; SA, M. A. Educação escolar no campo: desafios à educação especial. Linhas Críticas (UnB), v. 22, p. 324-345, 2016.

CAIADO, Katia Regina Moreno; GONÇALVES, T.G.G.L.; TELLES, Rute T.G.; MACALLI, A.C. Deficiência e desigualdade social: o recente caminho para a escola. Cadernos Cedes. Campinas, SP, mai./ago. 2014. 

CAIADO, Katia Regina Moreno; GONCALVES, T. G. G. L. O transporte escolar público para os alunos do campo com necessidades educacionais especiaisTeoria e Prática da Educação, v. 17, p. 119-130, 2014. 

CAIADO, Katia Regina Moreno; GONÇALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha. Educação especial em escolas no campo: análise de um município do estado de São PauloRevista HISTEDBR on-line. Campinas, SP: Unicamp, Faculdade de Educação. v. 13, n. 50, 2013. 

CAIADO, Katia Regina Moreno; MELETTI, S.M.F. Educação Especial no campo: 20 anos de silêncio no GT 15Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 93-104, 2011., v. 17, p. 93-104, 2011. 

CAIADO, Katia Regina Moreno; MARTINS, L.S.; ANTÔNIO, N.D.R. A Educação Especial em escolas regulares: tramas e dramas do cotidiano escolarRevista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 9, p. 621-632, 2009. 

CAIADO, Katia Regina Moreno, LAPLANE, A.L.F. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade - uma análise a partir da visão de gestores de um município polo. Revista Educação e Pesquisa (USP. Impresso), 35, 2009, p. 303 – 315. 

CAIADO, Katia Regina Moreno. Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiências: destaques para o debate sobre a educaçãoRevista Educação Especial (UFSM), v. 22, p. 329-338, 2009. 

CAIADO, Katia Regina Moreno; PEREIRA, C. L. Narrativas da infância: os sentidos do brincar e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 07, p. 179-188, 2007. 

CAIADO, Katia Regina Moreno. Igualdade dos homens e diversidade: algumas questões para o debateRevista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, v. 8, p. 01-06, 2007. 

CAIADO, Katia Regina Moreno. Entrevista com a Professora Doutora Gilberta Jannuzzi. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. n. 16, p. 09-13, 2004. 

CAIADO, Katia Regina Moreno. Cegueira: concepções de aprendizagem e de ensino reveladas em artigos publicados na Revista Benjamin Constant. Revista Brasileira de Educação Especial, UNESP - Marília, v. 2, n.8, p. 223-231, 2002.

CHAMBAL, L. A.; RAFANTE, H. C.; SELINGARDI, S. C. A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais. Revista Crítica Educativa, v. 1, p. 7-23, 2015. 

CHAMBAL, Luís Alfredo; BUENO, José Geraldo Silveira. A formação de professores na perspectiva da educação inclusiva em Moçambique: uma perspectiva críticaCadernos CEDES (Impresso), v. 34, p. 225-239, 2014. 

CRUZ, Rosangela Aparecida Silva da; MARTINS, L. S. Indicadores de acesso e de permanência dos alunos com deficiênciaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 07, p. 108-122, 2012. 

DEIMLING, N. N. M. A Educação Especial nos cursos de Pedagogia: considerações sobre a formação de professores para a inclusão escolarEducação Unisinos (Online), v. 17, p. 238-249, 2013. 

DEIMLING, N. N. M.; CAIADO, Katia Regina Moreno. Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistasTeoria e Prática da Educação, v. 15, p. 51-64, 2012. 

DEIMLING, N. N. M.; MOSCARDINI, S. F. Inclusão escolar: política, marcos históricos, avanços e desafiosPolítica e Gestão Educacional (Online), v. 12, p. 03-29, 2012. 

FACHINETTI, T. A.; GONÇALVES, A. G.; LOURENCO, G. F. Atendimento educacional especializado (AEE) e a oferta para alunos com deficiência física. Crítica Educativa, v. 1, p. 172-186, 2015.

FERNANDES, Ana P. C. S. O Ser e o Saber-fazer Docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, v. 1, p. 32-49, 2016.

______. O Professor e os alunos com deficiência nas comunidades ribeirinhas. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 10, p. 849-860, 2015.

______. A Educação de Jovens e Adultos com deficiência na Amazônia Paraense. Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 16, p. 1-26, 2013. 

FERNANDES, A. P.; CAIADO, K. R. M. A (In) Acessibilidade nos Transportes e as pessoas com deficiência da comunidade ribeirinha da Amazônia ParaenseRevista Cocar (ONLINE), v. 10, p. 240-264, 2016.

______. Evasão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ribeirinhas: limites e desafios ao Atendimento Educacional Especializado. Revista Cocar (UEPA), v. 1, p. 127-146, 2015.

FERREIRA, Naidson Clayr Santos; SOUZA, Calixto Júnior de; SILVA, João Henrique da; FERNANDES, Woquiton Lima. Bibliometric study about educational policies for people with disabilities, between 1997 to 2014. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 11, n. 3, p. 817-829, set./dez. 2017.

FUMES, N. L. F.; CALHEIROS, D. S.; MERCADO; SILVA, F. K. R.; BARBOSA, M. O.; SANTOS, S. D. G. A formação continuada de professores de salas de recursos multifuncionais do município de Maceió/ALTeias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 71-87, 2014. 

FUMES, N. L. F.; BARBOSA, M. O. Bullying and Deaf Students in Physical Education ClassesHacettepe Journal of Sport Sciences, v. 24, p. 255-259, 2013. 

GONÇALVES, A. G. GRANEMANN, J. L. ; PACCO, A. F. R. Estudo bibliométrico sobre a formação de professores atuantes em classe hospitalar. CRIAR EDUCAÇÃO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 5, p. 1-16, 2016.

______. Desafios e condições para aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Poiesis Pedagogica, v. 12, p. 45-66, 2014. 

GONÇALVES, A. G.; BRACCIALLI, L. M. P. Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil. Pensar a Prática (Online), v. 17, p. 139-157, 2014. 

GONÇALVES, A. G.; NICOLETTI, B.; LOURENÇO, G. F. Caracterização do atendimento escolar de alunos com deficiência física em um município do interior paulista.  Educação (Rio Claro. Online), v. 26, p. 484-504, 2016.

GONÇALVES, T.G.G.L.; HAYASHI, M. C. P. I. Estudo bibliométrico sobre educação do campo para jovens e adultos deficientesSérie-Estudos (UCDB), v. 38, p. 129-149, 2014. 

GONÇALVES, T. G. L.; CAIADO, K. R. M. A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas. Comunicações (UNIMEP), v. 23, p. 177-193, 2016.

GONÇALVES, T.G.G.L.; MANTOVANI, J. V.; MACALLI, A. C. Atendimento Educacional Especializado: Reflexões da realidade de um município paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 131-150, 2016.

GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F.; SANTOS, N. G. Nível instrucional de pessoas com deficiência no Brasil. Crítica Educativa, v. 1, p. 24-39, 2015.

GONÇALVES, T.G.G.L.; BUENO, J.G.S.; MELETTI, S. M. F. Matrículas de alunos com deficiência na EJA: Uma análise dos indicadores educacionais brasileirosRevista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, p. 407-427, 2013. 

HAAS, C. et al. Rodas de pesquisa e formação em Educação Especial: as trajetórias de estudantes com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 97, p. 1-13, 2016.

HAAS, C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. Em tempos de democratização do direito à educação: como têm se delineado as políticas de acesso à EJA aos estudantes com deficiência no Rio Grande do Sul? Revista Brasileira de Educacao Especial, v. 21, p. 443-458, 2015. 

JESUS, D. M; CAIADO, Katia Regina Moreno; RIBEIRO, L. H. C. Educação especial, políticas e contextos: o caso de Cariacica. Comunicações, v. 23, p. 57-79, 2016.

LAPLANE, A. L. F. ; CAIADO, Katia Regina Moreno; KASSAR, Monica C. M. As relações público-privado na Educação Especial: tendências atuais no Brasil. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 40-55, 2016.

LINO, C. C. A. ; GONÇALVES, A. G. ; LOURENCO, G. F. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado: considerações sobre a Sala de Recursos Multifuncionais e escolas especializadas. Temas sobre Desenvolvimento, v. 20, p. 98-108, 2015.

LOUREIRO, A. D. T.; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação Especial na educação básica: análise de matrículas em um município paulistaCadernos de Pesquisa em Educação. PPGE-UFES, v. 19, p. 39-58, 2013. 

LOURENCO, G. F.; GONÇALVES, A. G.; ELIAS, N. C. Differentiated Instructional Strategies and Assistive Technology in Brazil: are we talking about the same subject? Universal Journal of Educational Research, v. 3, p. 891-896, 2015.

MANTOVANI, J. V. O aluno com deficiência das comunidades remanescentes de quilombos: um estudo dos indicadores educacionais. Educere et Educare (Impresso), v. 09, p. 535-547, 2014.

MANTOVANI, J. V.; CAIADO, Katia Regina Moreno. Formação de professores para a escola inclusiva: contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência físicaRevista de Educação. PUC-Campinas, v. 16, p. 79-89, 2011. 

MARQUES, A. N.; Orlando, Rosimeire Maria. A aquisição da leitura e escrita por alunos com deficiência intelectual: mapeamento de publicações bibliográficas. Plures Humanidades, v. 16, p. 1-16, 2015.

MATTIUZZO, S. P.; CAIADO, Katia Regina Moreno. Memórias de alfabetizadores que trabalharam na infânciaComunicações (Piracicaba), v. ano 14, p. 129-140, 2007. 

MELO, Douglas. C. F de. SILVA, J. H.; CAIADO, Kátia R. M. Descentralização, municipalização e federalismo na educação especial: o caso da Fenapaes. Educação, Unisinos, v. 21, n. 3, p. 324-335, set./dez. 2017.

MELO, D. C. F. de; SILVA, João H. da. As políticas públicas da educação especial e a FENAPAEs sob a perspectiva gramsciana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 151-164, 2016.

ORLANDO, Rosimeire Maria; CAIADO, K. R. M. Professores universitários com deficiência: trajetória escolar e conquista profissional. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, RS: UFRGS, v.39, p.811-830. 2014. 

PADILHA, A. C. A Educação Infantil e a criança com deficiência: desafios e possibilidadesRevista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 55-63, 2013. 

PADILHA, A. C. A abordagem histórico-cultural na educação de sujeitos com deficiênciaGestão e tecnologia, v. V, p. ano II-18-22 p, 2010. 

PASTORIZA, T. B. Ensino das mudanças climáticas com as rochas: A importância das rocha Moutonnée e dos Varvitos na história geológica da Terra. Revista de Ensino de Geografia, v. 5, p. 73, 2015. 

PIAIA, T. M. et al. A inclusão de alunos cegos na rede regular de ensino do município de Medianeira, PR. Curso de Formação de Gestores e Educadores: Educação Inclusiva - Direito a Diversidade, Cascavel, PR, p. 83 - 90.

RABELO, L. C. C.; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação Especial em Escolas do Campo: um estudo sobre o sistema municipal de ensino de MarabáRevista Cocar (UEPA), v. 8, p. 63-71, 2014. 

RABELLO, Suzana; GASPARETTO, Maria Elizabete Rodrigues Freire; ALVES, Cássia Cristiane de Freitas; MONTEIRO, Gelse Beatriz Martins; CARVALHO, Keila Miriam Monteiro de. The influence of assistive technology devices on the performance of activities by visually impairedRevista Brasileira de Oftalmologia (Impresso), v. 73, p. 103-107, 2014. 

RAFANTE, Heulália Charalo. História e política da Educação Especial no Brasil: bases teórico-metodológicas e resultados de pesquisa. Revista de Educação PUC Campinas, v. 21, p. 149-162, 2016.

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff e o Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1929-1961). Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 331-356, 2013. 

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos excepcionais no BrasilMemorandum (Belo Horizonte), v. 20, p. 01-27, 2011. 

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a Psicologia no Centro de Orientação Juvenil (1946-1956). Psicologia da Educação (Impresso), v. 30, p. 25-42, 2010. 

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff e a educação dos excepcionais: uma análise do trabalho como princípio educativoRevista HISTEDBR On-line, v. 33, p. 1-24, 2009. 

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Notas sobre os alunos internos na escola rural d. Silvério, na Fazenda do Rosário - por Iolanda Barbosa, 1952Revista HISTEDBR On-line, v. 33, p. 1-24, 2009. 

RAFANTE, H. C. LOPES, R. E. Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho de meninos excepcionais na década de 1940. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 19, p. 144-152, 2008. 

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. Helena Antipoff e a Educação Especial: a permanência dos princípios antipoffianos no Brasil. Educação e fronteiras (UFGD), v. 5, p. 23-33, 2008. (impressa) 

______. Trabalho: ensaio psicológico com algumas contribuições experimentais por Helena AntipoffRevista HISTEDBR On-line, v. 23, p. 1-11, 2006. 

RONDON, Marcelo M.; KASSAR, M. C. Atendimento educacional especializado a crianças pequenas com deficiência: o caso de Mato Grosso do Sul. Comunicações (UNIMEP), v. 23, p. 27-42, 2016.

ROSSETTO, Elisabeth; PIAIA, Tiarles Mirlei. A Escola de educação básica na modalidade de educação especial no Estado do Paraná. Crítica Educativa, PPGEd-UFSCar/So, Sorocaba, v.1, n. 2. 2015.

ROSSETTO, Elisabeth; ALMEIDA, Luiz F. G.;PIAIA, Tiarles M. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural: uma proposta curricular para a educação especial. Educere et Educare, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. v. 11, n. 22. 2016

SÁ, Michele Aparecida de; CIA, F. Educação Especial nas Escolas Indígenas: Análise do Censo Escolar de 2007-2010Revista Educação Especial (Online), v. 1, p. 41-52, 2015. 

SÁ, Michele Aparecida de; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Deficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá na região da Grande Dourados/MS: um estudo sobre a incidência e as necessidades específicas e educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 629-646, 2012. 

SANTOS, N. G. et al. A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, p. 29-35, 2017.

SANTOS, N. G.; GONÇALVES, T.G.G.L.; MANTOVANI, J. V. O público e o privado na educação especial: o caso da Sociedade Pestalozzi no Brasil. Revista Cocar (UEPA), v. 9, p. 350-377, 2015.

SIEMS-MARCONDES, Maria Edith Romano. Educação especial em Roraima: impacto dos processos migratórios na constituição da área. Revista Diálogo Educacional (PUC-PR), v. 17, p. 123-143, 2017.

______. Educação em Roraima: institucionalização escolar de 1943 a 2001. Revista de História e Historiografia da Educação, v. 1, p. 243-265, 2017.

______. Políticas de formação de professores para a educação especial no Brasil e em Portugal: um estudo comparado. Livro de Atas - 1 Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE). Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 189-194. 

______. Educação especial no território federal de Roraima no contexto do regime militar (1964-1985). Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 963-987, 2016.

______. Entrevista: Loretta Emiri e os Yanomami. Revista do Núcleo Histórico Socioambiental (UFRR), v. 1, p. 131-166, 2014. 

______. Educação de jovens e adultos com deficiência: saberes e caminhos em construçãoEducação em Foco (Juiz de Fora), v. 16, p. 61-80, 2011. 

______. Professores da Educação Especial: as relações com a diferença em questãoRevista Educação Especial (UFSM), v. 22, p. 181-196, 2009. 

______. Educação Especial em tempos de educação inclusiva: identidade docente em questãoLinhas Críticas (UnB), v. 14, p. 209-226, 2008. 

SIGOLO, A. R. L.; GUERREIRO, E. M. B. R.; CRUZ, Rosangela Aparecida Silva da. Políticas educacionais para a Educação Especial: uma breve contextualização histórica. Práxis Educativa (Impresso), v. 5, n. 2, p. 173-194, 2010. 

SILVA, João Henrique da; São João, Adriano. Reflexão e Prática - Direitos Humanos na perspectiva de Boaventura e Bobbio. Filosofia (São Paulo), v. 101, p. 35-43, 2014. 

SILVA, João Henrique da. APAE: 1954 a 2011 – algumas reflexões (Resenha). Educação e Cultura Contemporânea (Online), Universidade Estácio de Sá, São Paulo, v. 14, n. 34, 2017. ISSN: 2238-1279

______. Mapeamento da produção científica veiculada em periódicos sobre a temática Apae (2000-2015). Perspec. Dial.: Rev. Educ. e Soc., UFMS, Naviraí, v. 4, n. 7, p. 64-79, jan./jun. 2017.

______. A escola na ótica dos Ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas, de Tonico Benites. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 76, p. 131-136, 2013. 

______; BRUNO, Marilda M. G. Formação dos professores para o atendimento educacional especializado em contexto indígena. Linhas Críticas (Online), v. 22, p. 346-366, 2016.

______; BRUNO, Marilda M. G. Formação dos professores para as modalidades educação especial e educação indígena: espaços intersticiais. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 39, p. 327, 2016.

______; BRUNO, Marilda M. G. A escolarização de indígenas com deficiência nas aldeias de Dourados-MS. Comunicações (UNIMEP), v. 23, p. 241-258, 2016.

______; BRUNO, Marilda M. G. A avaliação das necessidades específicas e educacionais de crianças indígenas com deficiência da Terra Indígena Dourados-MS. Teoria e Prática da Educação, v. 19, p. 77-88, 2016.

SILVA, C. V.; CAIADO, Katia Regina Moreno. O professor de língua espanhola em contexto de educação inclusiva: desafios e perspectivas no ensino para deficientes visuais. Educação e Fronteiras (UFGD), v. 5, p. 189-214, 2015.

SILVA, R. N. ; RAFANTE, H. C. O ideário educacional iluminista na produção da escola pública. Quaestio (UNISO), v. 18, p. 353-367, 2016.

SPINAZOLA, C. A. et al. Formação do licenciando da UFSCar para atuarem com o público alvo da Educação Especial. Teoria e Prática da Educação, v. 26, p. 505-527, 2016.

STELMACHUK, Anaí Cristina da Luz; HAYASHI, M. C. P. Análise bibliométrica sobre avaliação de pessoas com deficiência intelectual para ingresso em serviços de educação especialRevista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 13, p. 27-49, 2015. 

STELMACHUK, Anaí Cristina da Luz; MAZZOTTA, M. J. S. Atuação de profissionais da educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectualRevista Educação Especial (Online), v. 25, p. 185-202, 2012. 

VILARONGA, Carla Ariela Rios; CAIADO, Katia Regina Moreno. Processos de escolarização de pessoas com deficiência visualRevista Brasileira de Educação Especial. Marília, SP: ABPEE, jun./mar. 2013. 

ZEPPONE, R. M. O.; CAIADO, K. R. M. Professores Universitários com Deficiência: trajetória escolar e conquista profissional. Educação e Realidade, v. 39, p. 811-830, 2014. 

ZEPPONE, R. M.O.; MARIN, A. J. O trabalho docente e a inclusão escolar: impactos e mudanças em sala de aulaOlhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 15, p. 139-149, 2012. 

ZEPPONE, R. M.O. A Conferência Mundial de Educação para Todos e a Declaração de SalamancaRevista Educação Especial (UFSM), v. 24, p. 363-376, 2011.