Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Realização do III Colóquio Educação Especial e Pesquisa

Realização do III Colóquio Educação Especial e Pesquisa

Participantes do Colóquio

Entre os dias 12 a 14 de setembro de 2013, os grupos de pesquisa da UFES, UFSCar, UFRGS realizaram a terceira edição do Colóquio de Educação Especial e Pesquisa. Respectivamente, os grupos são: 1) Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar (EEFPP); 2) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação – Educação Especial (NEPEDE-EEs); 3) Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE). .

Os grupos de pesquisa possuem com o México, o Moçambique e a Itália, parcerias de colaboração acadêmica via de estágios de pós-doutoramento, formação em nível de doutorado, doutorado sanduíche e pesquisa-conjunta.

O evento contou com mesa redonda relacionadas aos estudo comparado entre esses países e 3 municipios brasileiros (Cariacica, Sorocaba, Canela). Também tratou do ambiente virtual que constitui o acervo de dados de pesquisa e produção acadêmica dos 3 grupos. Teve ainda espaço de debate nos temas relacionados a Práticas Pedagógicas, Formação de Professores e Trajetórias Escolas dos sujeitos com Deficiência.

Portanto, o evento constituiu um espaço de interlocução acadêmica e formação do pesquisador. No próximo ano, a quarta edição será realizada em Vitória/ES.